Partindo do começo

04/07/2012 12:11

     Bom, como qualquer tema que resolvemos estudar e praticar temos que saber conceitos básicos do negócio. É como subir uma escada, um degrau de cada vez, e como este é o primeiro post não vou pegar muito pesado. O que vocês entendem de investimentos? Como aplicam o seu lucro mensalmente? Já ouviram falar da bolsa de valores? Ações?     

        A bolsa de valores nada mais é que uma organização administradora de mercados, que fazem um tipo de empréstimo com empresas de capital aberto "a S/A". Dão dinheiro para a empresa em troca de partes da própria empresa, que são as ações. Após, são vendidas a nós investidores, quando achamos que são um bom negócio.

        As empresas ficam então com a obrigação de passar aos acionistas, informações e resultados sobre a atual situação da empresa, e também uma parte de lucro que a empresa obteve distribuindo-a na forma de dividendos, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. Mas como posso lucrar sendo dono de ações? As ações sofrem variações constantes durante o período do pregão. Então quando você adquirir uma ação, vai ver que ela vai estar valendo um determinado valor. E após comprá-la verá que esse valor sofre alterações, aumentando o seu valor ou diminuindo.

        Se subir e você vender pelo novo valor você vai obter lucro, que não é, nada mais, nada menos que o valor da ação no momento da venda menos o valor pago pelo preço da compra, multiplicando o valor obtido pelo número de ações vendidas. Mas você também corre o risco de ter prejuízo no caso da ação perder valor e você ter que vende-la por um preço menor do que a comprou.

        Bom pessoal, este foi apenas um post com alguns fundamentos básicos para mostrar ao pessoal que está iniciando e não tem noção sobre o mercado de ações, trarei os mais diversos assuntos sobre este tema nos próximos posts, para finalizar então, gostaria de agradecê-los por terem acessado o site, e que se tiverem alguma dúvida, sugestão, ou até mesmo reclamação, basta entrar em contato.

                                                    Sejam todos bem vindos ao mundo da bolsa de valores.

Por: Maico Andre Hammes

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário